Outros posts

Vamos para a Turquia… Capadócia

Capadócia quer dizer: “Terra dos belos cavalos”, é uma região que já foi habitada há milhares de anos por várias civilizações, como os Hititas e outros povos originários da Europa e Ásia Menor, e abrange as cidades de Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos.

Para realizar os passeios pela região, há duas opções principais: contratar um tour de alguma agência de turismo ou o serviço de um guia particular.  As agências oferecem pacotes prontos e com atrações turísticas pré-determinadas, como, por exemplo, a agência New Goreme, que dispõe dos tours “Red”, “Green”, “Golden” e “Silver”. Cada passeio tem um preço fixo por pessoa e a duração de um dia. Para visitar as principais atrações você precisaria de pelo menos 2 ou 3 dias, sem falar que estará num grande e sempre vai ter que depender de outras pessoas estranhas para poder continuar o passeio. A outra opção, contratar um guia particular, é muito mais cômoda e prática, e pode sair até mais barato. Com um guia próprio você monta seu roteiro, escolhe as atrações que quer ver e pode até conseguir visitar todas elas em apenas um dia. 

Onde ficar

Como você já deve saber, a Capadócia é uma região formada por diferentes cidades e vilas. Escolher bem o local de hospedagem é importante, pois os pontos turísticos ficam afastados uns dos outros e porque, geralmente, quem vai ao lugar fica poucos dias, portanto a boa localização significa economia de tempo no deslocamento. Se você não tiver um carro, também é importante escolher um lugar onde se possa fazer algumas atividades caminhando. 

Cappadocia-h-1
Fonte:www.goreme.com/portugues/cappadocia-hotels.php

Entre as opções de cidades para se hospedar na Capadócia estão Göreme, Ürgüp, Uçhisar e Avanos, com cerca de 13.000 habitantes. Os aeroportos mais próximos ficam em Nevşehir e Kayseri, mas não são locais que recomendamos se hospedar, porque ficam mais afastados. 

A hospedagem na Capadócia tem preços razoáveis e, mesmo durante o verão, encontramos hotéis com ótimo custo-benefício. Geralmente, são hotéis de pequeno porte, com poucos quartos e, por isso, têm um serviço mais personalizado. Os hotéis nas cavernas são uma característica forte do lugar e são uma graça! Eles têm uma aparência mais rústica, mas não se engane, não há falta de conforto se você escolher um bom hotel! Se puder, fique em um hotel caverna. A experiência da viagem será ainda mais incrível! 

Ainda que tenha apenas 6.000 habitantes, Göreme é a principal cidade para fazer como base e explorar os arredores da Capadócia. É um lugar onde você pode ter uma vista simplesmente espetacular dos balões voando cedinho pela manhã e do pôr do sol. Um detalhe que é recomendado observar nos hotéis é escolher um quarto com janela e que ofereça vista da cidade, assim você poderá ver os balões de seu quarto. Em Göreme, há opções de hospedagem como o Maccan Cave Hotel, onde a hospedagem tem um ótimo custo-benefício, além de hotéis como o Vezir Cave Suites, o Safran Cave Hotel, o Sultan Cave Suites e o Hidden Cave Hotel.

os-hoteis-gruta-da-capadocia-dormir-como-um-homem-01
Fonte: www.momondo.pt/inspiracao/turquia-hoteis-gruta/

Há menos opções de hospedagem em Ürgüp, mas há hotéis muito bons também, entre eles o Kemerhan Cave Suites, o Kayapaki Premium Caves e o MDC Cave Hotel. 
Uçhisar também pode ser uma boa escolha para hospedagem e está a apenas 5 km de Göreme, ali fica o Castelo de Uçhisar e acomodações como Sos Cave Hotel e o Sakli Konak Cappadocia. 

Dica: Os preços das acomodações costumam estar em euros. Se você quiser, pode pagar em euro, e não na moeda local. 

 

Gastronomia

O melhor caminho para começar: os doces maravilhosos da culinária turca. Com fortes influências árabes…

lokum

Lokum, também é conhecido como manjar turco. Feita com maisena e açúcar, a delícia colorida é um dos doces mais conhecidos da Turquia!

tulumba

Tulumba: lembra bastante o churros, não? Na realidade o doce é feito com massa de farinha de trigo não levedada que, em formato de bolinhas, são fritas e ensopadas no xarope.

Kadayif

Kadayif é um doce com mel e macarrão bem fininho.

Ekmek kadayifi

Ekmek kadayifi: fatias de pão com calda de açúcar.

Muhallebi, pudim delicioso, olha a carinha do doce! Pode ser coberto com vários tipos de chocolates!

baklava

Baklava, este doce dispensa apresentação. Com uma massa folheada e fina, tem camadas de amêndoas ou pistache na calda de açúcar ou mel.

Pratos salgados

Peynir

Peynir, um queijo de ovelha curado que parece ser bem gostoso!

dolma

Dólmã: tomates, pimentões ou berinjelas recheadas com arroz, pinholes e passas. Diferente, hein?

zeytinyagli

Zeytinyagli é um prato composto por verduras frias banhadas em azeite de oliva.

kebab (1)

Kebab é um lanchinho com carne de vaca, frango e cordeiro, tudo junto e misturado. Uma das formas de servir lembra muito o churrasquinho grego paulista. Pode também ser servido em espetinhos.

Bônus: Bebidas turcas

Riot_Raki_1_800

Raki: este licor é aromatizado com anis e é a bebida mais consumida na Turquia. Também é conhecida como Leite de Leão.

cay

Çay, o chá turco parece bastante com o chá preto, mas é mais aguado. É servido “beeeem” quente.

ayran

Ayran é como o chá Mate Leão que conhecemos. Segundo o mundo sem fim da internet, a bebida tem um gosto de iogurte integral, com uma consistência mais fina.

efes-pilsen

Efes é uma cerveja nacional muito aclamada.

cafe_turco

O café turco também tem seu encanto. Preparado com um moinho de latão, que deixa o pó com a consistência de açúcar em pó, é servido em pequenas chávenas quando o pó estiver todo depositado no fundo. E haja borra de café para ler a sorte e o futuro!

 

Compras

 

Shopping Forum Kayseri na Capadócia na Turquia

Com diversas lojas de marcas nacionais e internacionais, o Shopping Forum Kayseri, na Capadócia na Turquia, é um dos maiores da região de Anatólia. O shopping atende muitas pessoas de lá e possui lojas conhecidas internacionalmente, como Adidas, Nike, Tommy Hilfiger e Lacoste. É uma boa opção para fazer compras de produtos diversos como roupas e calçados. 
Endereço: Hunat Mah., Sivas Cad. 24/1, 38090 Melikgazi/Kayseri, Turquia
Shopping Forum Kayseri na Capadócia na Turquia
Fonte:dicaseuropa

Shopping Forum Kapadokya na Capadócia na Turquia

Localizado em Nevsehir, região central da Capadócia, o Shopping Forum Kapadokya conta com diversas lojas tanto nacionais quanto internacionais e costuma atender muito mais pessoas da cidade. Apesar de não ser tão grande, o shopping é uma ótima opção para fazer compras.
Endereço: Bahçelievler Mah., Mustafa Parmaksız Cad. 56, 50200 Merkez/Nevşehir Merkez/Nevşehir, Turquia
Shopping Forum Kapadokya na Capadócia na Turquia
Fonte:dicaseuropa

Comprar Joias na Capadócia na Turquia

A Capadócia é um ótimo lugar para se comprar joias, lá são feitas peças únicas com uma alta qualidade para você dar de presente ou apenas comprar para si. Os joalheiros usam pedras e metais de excelente qualidade e você até pode conhecer as oficinas onde eles trabalham. Uma loja excelente para comprar é a Goreme Onyx, ela é enorme e muito bonita. 
Endereço: Tekelli, 50240 Uçhisar/Nevşehir Merkez/Nevşehir.
Joalheria Goreme Onyx na Capadócia na Turquia
Fonte:dicaseuropa

Comprar Cerâmica na Capadócia na Turquia

Conhecido por fazer lindos objetos de cerâmica, como vasos e potes, esta é uma lembrancinha que é a cara da Capadócia, pois os itens são feitos com barro que é coletado lá na mesma cidade. As técnicas e a profissão de fazer os vasos passa pelas gerações principalmente na região de Avanos. Uma das lojas é a Ömürlü Ceramics que existe desde 1807.
Endereço: Yeni, 2. Cad 3 Sok Nº:26, 50500 Avanos/Nevşehir.
Comprar Cerâmica na Capadócia na Turquia
Fonte:dicaseuropa

Comprar Tapetes e Carpetes na Capadócia na Turquia

Outro símbolo da Turquia são os tapetes e carpetes que são vendidos não apenas na Capadócia, mas em todo o país. Vale lembrar que uma informação importante para suas compras é que o dinheiro usado na Turquia é a Lira Turca. Uma boa opção de onde você pode comprar tapetes é na Galerie Ikman. 
Endereço: Hakkı paşa meydanı Nº 12-19; 50180 Göreme.
Galerie Ikman para comprar Tapetes e Carpetes
Fonte:dicaseuropa

Comprar Artesanatos na Capadócia na Turquia

Os artesanatos dos mais variados tipos estão em diversos lugares de toda Capadócia e acabam se tornando uma boa lembrancinha para poder trazer ao Brasil. Adquirir estes objetos também é uma forma de ajudar os moradores da região, pois todos os produtos são únicos e feitos por eles, são pinturas, bonecas, esculturas e muito mais que você só encontra na Capadócia, normalmente localizados perto dos grandes pontos turísticos , na Turquia.
Comprar Artesanatos na Capadócia na Turquia
Fonte:dicaseuropa

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://guia.melhoresdestinos.com.br/onde-ficar-na-capadocia-183-2167-p.html  http://www.dicaseuropa.com.br/2016/12/shoppings-e-compras-na-capadocia-turquia.html https://paraondefor.com.br/10-comidas-tipicas-da-turquia/ http://www.meusroteirosdeviagem.com/2013/01/roteiro-capadocia-turquia.html

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *