Brasil

Serra do Rio do Rastro – A mais incrível estrada do Brasil.

Bom Jardim da Serra que é a cidade da famosa Serra do Rio do Rastro. Bom Jardim da Serra possui cerca de 4.500 habitantes e é uma pequena cidade do estado de Santa Catarina. Ela é chamada de “capital das águas” por ter um grande número de rios que nascem no município. Além disso, a cidade é considerada a terceira maior produtora de maçã do estado se aproveitando do frio da região da serra catarinense.

Realmente o que mais impressiona os turistas na cidade de Bom Jardim da Serra é a Serra do Rio do Rastro. A Serra do Rio do Rastro é uma estrada com cerca de 12 km de caminho construída em cima de uma serra repleta de curvas, o que dá um espetáculo à paisagem.

serra-do-rio-do-rastro-sc

É possível ter uma visão incrível de toda a Serra do Rio do Rastro no mirante que fica no topo da serra a uma altitude de 1.460 metros. O mirante é um local que possui amplo estacionamento e uma infraestrutura com banheiros, locais com venda de comida e lembrancinhas.

O melhor horário para visitar o mirante da Serra do Rio do Rastro é por volta das 11 horas da manhã até às 15 horas da tarde para fugir da serração. Se tiver um dia limpo e lindo de sol você vai conseguir ter uma visão espetacular que pode chegar até 100 km de distância.

mirante-serra-do-rio-do-rastro

Fora a importância turística, a Serra do Rio do Rastro tem uma grande importância para a região, já que liga o litoral catarinense com a região serrana. Não é incomum ver um grande trânsito de veículos na serra.

No topo da serra também tem um posto policial da Policia Militar Rodoviária de Santa Catarina permanente para garantir a segurança dos turistas e da estrada, o que transmite uma sensação de segurança do início ao fim do passeio pela Serra do Rio do Rastro.

infraestrutura-serra-do-rio-do-rastro

Atrativos Turísticos na Serra

Cânion da Ronda

Com acesso próximo ao mirante, à direita da Serra do Rio do Rastro, com altitude de 1.485 metros, sendo uma área de terra de aproximadamente 100 hectares, no mesmo nível do topo da serra que avança a cordilheira com acesso de nada mais que 30 metros de largura para tal referida área, ou seja, um único cesso muito estreito com penhasco dos dois lados. Acesso de carro até uma fazenda próxima e o trecho restante somente a pé ou a cavalo.

canion-da-ronda

Cânion das Laranjeiras

O Cânion das Laranjeiras (1 520 m), mais distante (12 km), é o que costuma impressionar mais os visitantes. A partir da Fazenda Santa Cândida, você caminha 40 minutos ao redor da formação.

12751546_622380291249239_159291889_n

Cânion do Funil

Com uma altitude de 1.590 metros, o Cânion do Funil fica à esquerda da Serra do Rio do Rastro, e as pessoas só têm acesso a ele por meio de trilhas feitas a pé ou a cavalo.

canion-do-funil

Parque Eólico de Bom Jardim da Serra

O Parque Eólico localizado em Bom Jardim da Serra além de desempenhar seu papel com a população catarinense gerando energia limpa, também tem seu papel importante como ponto turístico da cidade. Custa apenas R$5,00 para entrar na propriedade particular e você possui duas opções para fazer lá dentro: ver as gigantescas unidades geradoras de perto (os cata-ventos) e ver os cânions da serra.  

1.0-Viajando-em-3...-2...-1...-Parque-Eólico-Visita-ao-Cânion-Bom-Jardim-da-Serra

Cascata da Barrinha

A Cascata da Barrinha é uma pequena cachoeira (de tamanho, não de beleza) às margens da SC-438, a poucos quilômetros do Mirante da Serra do Rio do Rastro.
Como a cachoeira é bem abaixo do nível da estrada, serve como ponto de referência o pórtico de entrada da cidade de Bom Jardim da Serra. Ao lado do pórtico há uma área para estacionamento e ali também está a escadaria que leva até ao nível d’água.

O rio que forma a Cascata da Barrinha é um afluente do Rio Pelotas, com água limpa e cristalina, na maior parte das vezes bem gelada! Quem tiver coragem pode se banhar sem problemas na piscina natural que se forma.
Ao lado há uma churrascaria, que obviamente não é aberta 24hs, por isso, fora do horário do almoço não esqueça de estar com água e/ou algum lanche no carro, especialmente se pensa em passar algum tempo no local.

7

Cenário com lindos campos, lagos e águas cristalinas, a região serrana é uma bela paisagem pra quem decide subir a Serra do Rio do Rastro e admirar a neve no inverno. Por ter sido colonizada por tropeiros, possui hoje uma forte cultura gaúcha que nos leva a saborear um bom churrasco com arroz campeiro ou ainda as delícias feitas com pinhão nos hotéis com infraestrutura ideal para o turismo rural.

 

 

 

**SERRA DO RIO DO RASTRO**

4 DIAS/3 NOITES

A partir de 780,00 por pessoa.

Com café da manhã.

A Pousada Cascata do Avencal está localizada em Urubici, a 6 km do centro da cidade e a 55 km de São Joaquim. A propriedade dispõe de internet Wi-Fi nas áreas sociais e churrasqueira. Suas acomodações oferecem roupas de cama e banheiro privativo.

Mais informações:
Acesse o site: http://www.interpraiasturismo.com.br/
Interpraias Turismo Agência de Viagens | 47 3366-8717 / 47 99291-4858
Rua 268, n. 265 Conj 09, Meia Praia – Itapema 

 

 

 

 

Fonte: http://www.vidadeturista.com/destinos/serra-do-rio-do-rastro-bom-jardim-da-serra.html   https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g2572734-d6991685-i149169266-Canion_da_Ronda-Bom_Jardim_da_Serra_State_of_Santa_Catarina.html https://www.google.com.br/search?q=c%C3%A2nion+da+ronda&rlz=1C1NHXL_pt-BRBR730BR730&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiXjfPLoazUAhUCOJAKHehLDNMQ_AUICygC&biw=1366&bih=613#imgrc=3PGSgswYHz6cVM: http://viajandoem321.com/parque-eolico-visita-aos-canions-bom-jardim-da-serra/ http://guiascturismo.com.br/cascata-da-barrinha/  https://www.google.com.br/search?q=c%C3%A2nion+das+laranjeiras+-+bom+jardim+da+serra+-+sc&rlz=1C1NHXL_pt-BRBR730BR730&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjSvsX5pazUAhUHh5AKHeT5AiYQ_AUICigB&biw=1366&bih=613#imgrc=GbEsXk8JCwhw7M: https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g2572734-d7074752-i166092695-Canion_do_Funil-Bom_Jardim_da_Serra_State_of_Santa_Catarina.html http://www.guiasc.tur.br/santa-catarina/gastronomia/serra-catarinense//esfera/regional https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Rio_do_Rastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *