Brasil

Chapada dos Veadeiros, encante-se com as belezas do planalto goiano

Localizado na área mais alta do Centro-Oeste brasileiro, Veadeiros é um espetacular destino ecoturístico brasileiro formado por algumas cidades bem diferentes umas das outras, mas com uma coisa em comum, a natureza encantadora, emocionante e bela.

Famoso por suas grandes cachoeiras, profundos cânions de águas cristalinas e uma imensidão de quartzo, Veadeiros é parte do maior planalto do centro do Brasil, o que faz com que sua formação rochosa, exposta às alterações climáticas e erosão constante por cerca de 1,8 bilhões anos, seja das mais antigas da superfície do planeta. Esse incrível trabalho do reino mineral criou paisagens deslumbrantes e a concentração de muita água correndo por rios os mais diferentes, faz com que relaxamento e diversão sejam algumas das sensações responsáveis pelo fato de que não há como voltar para casa a mesma pessoa, depois de uma experiência em Veadeiros.

Para os amantes de trilhas, a caminhada para o Vale da Lua é mole, ainda que pessoas com pouca habilidade tenham que trabalhar um pouco de equilíbrio. E o Vale da Lua é sensacional. No mesmo sentido, as Cataratas dos Couros são acessadas por uma caminhada tranquila, em terreno plano e com poucas pedras.

Portanto se você quer chegar bem rápido no lugar onde terá sombra e água fresca, deixe claro para quem você for pedir informações. Essas opções não são poucas e incluem belas paisagens, muita diversão na natureza, ótimos mergulhos e bons lugares para curtir o sol.

Mas há outros lugares também sensacionais, que, ao contrário, exigirão alguma habilidade atlética, um tênis legal, uma mochila confortável com água, protetor solar e lanchinhos. Se tem interesse em explorar limites e suar um pouco antes de chegar ao paraíso, esteja atento, pois 10 km na academia não são iguais a 10 km no cerrado, onde os terrenos são frequentemente cheios de pedras e com gradiente oscilante entre subidas e descidas.

Lugares que você não pode deixar de conhecer:

Saltos do Rio Preto

Um salto livre, impulsionado e completo de energia.

A cachoeira de 80 metros cria um enorme lago em sua base. A caminhada é de cerca de 6 km, e o caminho de volta tem uma longa subida. O passeio leva cerca de 4 horas, mas 6 ou 7 horas são ideais para que haja tempo para curtir a paisagem, se divertir e relaxar.

O outro salto, de 120 metros está localizado em uma área do parque em que não há visitação. Por isso existe o mirante, que proporciona uma fantástica vista e uma ótima experiência ao visitante.

Para esse passeio, como os outros do parque, já foi obrigatório o acompanhamento de um guia da região, mas hoje não é necessário, pois as regras mudaram.

Se o visitante tem experiência com a natureza, basta se preparar com um kit básico (tênis, mochila, protetor solar, boné, água e lanche) e se atirar. Caso contrário, deve ser prudente e escolher um entre os tantos bons guias da região para fazer um passeio seguro.

Vale da Lua

O Vale da Lua é o atrativo mais conhecido de Veadeiros, junto com o Parque Nacional. Lá o Rio São Miguel percorre enormes pedras de granito esculpidas pela água por mais de 600 milhões anos, desenhando algo como crateras lunares.

A caminhada é curta, mas sobre as rochas as pessoas gastam cerca de 1/2 hora para chegar ao lugar mais interessante para a combinação água, sol e sombra para um cochilo.

Águas Termais

Indicado para sequência de um dia de muita caminhada. Lugar charmoso, a piscina termal é de pedra e no meio de um bosque.

Cataratas dos Couros

Ruidoso e caudaloso, o Couros faz uma sequência incrível de corredeiras, cachoeiras e poços, pelos quais você passará por meio de uma trilha fácil, plana e curta. Para chegar até o derradeiro e mais bacana dos poços é preciso habilidade atlética, porque o caminho é em pedras e há necessidade de alguns passos largos, sendo o nível de dificuldade definido como médio. Para os aventureiros, há um pulo de cerca de 15 metros, mas de pouca dificuldade técnica.

Alto Paraíso

Ainda que possa parecer, logo na entrada da cidade ou em algumas das partes mais antigas um interior brasileiro como outro qualquer, a atmosfera, as formas arquitetônicas bem diferentes como iglus, gotas ou pirâmides, vão te mostrar que Alto Paraíso não é uma cidade que você pode encontrar em qualquer lugar. Principal cidade da região, está a 34km a leste da entrada do parque nacional, em um imenso planalto. Você encontrará uma hotelaria confortável e acolhedora, boa gastronomia, várias cachoeiras e atividades de ecoturismo e aventura, terapeutas e massagistas e dezenas de lugares que convidam à meditação.

Também há vida noturna, sobretudo nos finais de semana, quando os locais se misturam com os turistas em lugares bem interessantes como o Oasis Lounge Club.

O gradiente de subidas e descidas, os limites tênues com a área rural e o incrível céu azul do cerrado são o cenário perfeito para corridas e caminhadas. Leve seu par de tênis.

 

Finalmente, guarde ao menos 1 dia para curtir o sol se por, mas antes pergunte pros locais qual o melhor lugar àquela época do ano. São muitos os mirantes bem próximos da área urbana das cidades.

Fonte: http://www.veadeirosoficial.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *